Orgulho de ser Advogado

11 08 2010

Hoje, 11 de agosto, em razão de ser a data em que foi inaugurada a primeira faculdade de direitno no Brasil, comemora-se o dia do Advogado.

Está cada dia mais difícil tornar-se advogado e os que conseguem devem, obrigatoriamente, sentir orgulho deste feito e orgulho da profissão que escolheram.

Encontrei a definição sobre o que é ser advogado, na visão de um advogado catarinense, que me pareceu ser bem representativa.

Abaixo, a título de curiosidade, estão os 10 mandamentos do advogado.

Parabéns a todos os advogados que vivem para lutar pela JUSTIÇA!!!

“Ser advogado é viver o direito. Viver o direito e para o direito, sempre imbuído do espírito de Justiça, sem esquecer que a Justiça é feita pelos homens, seres falíveis.
Ser advogado é trabalhar muito. Trabalho duro, a qualquer hora, mas muito honroso para quem o faz com dedicação e honestidade.
Ser advogado é necessariamente ser estudioso. Estudo que é fundamental para o desempenho digno da profissão.
Ser advogado é gostar de ler. Ler, ler muito para convencer.
Ser advogado é ter paciência. Paciência para solucionar os conflitos e alcançar a paz.
Ser advogado é ter perseverança. Perseverança para não desistir quando encontrar obstáculos, que são muitos.
Ser advogado é viver a luta pelos direitos do cliente. Luta para defender os direitos do cliente, sem descurar da ética e da moral.
Ser advogado é ser humilde. Humilde para reconhecer seus erros, bem como para aceitar e compreender os entendimentos contrários.
Ser advogado é ser destemido. Destemido para defender os interesses do cliente, enfrentando, com respeito e acatamento, os adversários e as decisões adversas, lutando sempre para vencer, como se fosse a sua última demanda.
Ser advogado é ter coragem. Coragem para enfrentar as dificuldades e os problemas do dia-a-dia.
Ser advogado é saber sofrer derrotas. Derrotas que fazem parte da advocacia, que devem ser aceitas com naturalidade, sem, contudo, se acovardar ou desistir, pois aceitar a derrota não significa ser derrotado, mas sim respeitar o que não lhe é favorável, buscando, dentro dos procedimentos legais, reverter à situação, quando possível, e sobretudo fazer da derrota verdadeiro aprendizado.
Ser advogado é ter criatividade. Criatividade para buscar a solução para o problema do cliente, que nem sempre é através de ação judicial, bastando, muitas vezes, uma boa conversa.
Ser advogado é ser sincero. Sincero para dizer ao cliente que a causa é difícil, explicando de forma clara os riscos da demanda, não causando falsas expectativas naqueles que lhe confiaram a causa.
Ser advogado é saber ouvir. Ouvir não somente os mais velhos, mas também os mais novos, bem como o cliente, o adversário, o juiz e todos aqueles que trabalham com o direito, para assim adquirir experiência e confrontar idéias, defendendo melhor os interesses do cliente.
Ser advogado é lutar por um ideal. Ideal de Justiça e Paz, porquanto a paz é o desiderato último do Direito e da própria Justiça.
Ser advogado é, além disso tudo, buscar a paz social, pacificando os conflitos de interesse. Paz, sem a qual a sociedade não sobrevive, fim último da Justiça e do Direito, que buscam a convivência harmônica e pacífica dos homens.”

 

Os 10 mandamentos do advogado

   1-O direito se transforma constantemente. Se não seguires seus passos serás cada dia um pouco menos advogado.

  2-O direito se aprende estudando, mas se exerce pensando.

  3-A advocacia é uma luta árdua posta ao serviço da justiça.
 
  4-Teu dever é lutar pelo direito mas,no dia em que encontrares o direito em conflito com a justiça,lute pela justiça.
 
  5-Leal com teu cliente que não deves abandonar enquanto não o julgues digno de ti. Leal com o adversário ainda que ele seja desleal contigo. Leal com o juiz, que ignora os fatos e deve confiar no que dizes.
 
  6-Tolera a verdade alheia na mesma medida em que queres que seja tolerada a tua.
 
  7-O tempo se vinga das coisas que se fazem sem sua colaboração.
 
  8-Tem fé no direito como o melhor instrumento para a convivência humana. Na justiça, como destino normal do direito.Na paz, como substituto bondoso da justiça.E,sobretudo, tem fé na liberdade, sem a qual não há direito, nem justiça,nem paz.
 
  9-A advocacia é uma luta de paixões. Se, em cada batalha, fores carregando tua alma de rancor, dia chegará em que a vida será impossível para ti.
Terminado o combate, esquece tanto a vitória como a derrota.
 
 10-Trata de considerar a advocacia de tal maneira que, no em que teu filho te peça conselho sobre o seu destino, consideres uma honra para ti propor-lhe que se torne advogado.
 
Eduardo J.Counture Jurista Uruguaio, 1949.


Ações

Information

7 responses

1 10 2011
FLAVIO BOVO JR.

Como é bom ver os jovens advogados, com tantos ideais, poís o papel de um advogado é zelar pela harmonia e pela correção das relações entre cidadões, o advogado deve ser sempre estudioso, gostar de ler, de pesquisar, poís de um estudo aprofundado, será dado ao cliente uma orientação, que servirá para toda a vida. Nós advogados, sempre estamos estendendo a mão para proteger as pessoas das situações maleficas que existem neste mundo competitivo. Não se fica milionário como advogado, mas construimos um ideal e harmonia entre pessoas, isso é mais importante que dinheiro.

6 11 2011
Luan

Muito lindo, quero ser advogado,me formar, passar no exame da oab, e fazer pós-graduação em direito de família e sucessões, admiro muito quem ama a profissão.

8 02 2012
F. BOVO JR

Vale a Pena Luan . O Brasil esta precisando de bons advogados é uma ótima carreira exercer as ciências juridicas. No curso de didreito lá pelo 3º e 4º ano vc decidirá melhor qual será a area a ser seguida. Hoje o sistema “on line” favoreceu muito o trabalho do advogado, ficou mais celere a justiça no Brasil.
Bola para frente amigo.

12 04 2012
Giovana

Belo !!! Ser advogado é tudo isso , lindo texto !!!

30 05 2012
FLÁVIO NETO

É muito mais ainda. É prazeiroso, ajudar pessoas em dificuldades e trazer uma luz no fim do tunel, para àqueles que acham que a “situação deles” não teria mais esperanças. Ser advogado é orientar a não praticar coisas errdas como: como assinar documento em branco, não emprestar o nome para um suposto amigo comprar a crédito, o advogado ensina a pessoa preservar o bom nome na praça. Um advogado traz tranquilidade as pessoas de bem a seguir o caminho que Deus nos ensinou.

27 09 2012
FLAVIO BOVO - adv.

Meus parentes são ilustres advogados, estudiosos e bons orientadores. Quem ganha com isso é o povo, poís podem sempre contar com uma mão de um bom profissional.

29 11 2012
Simioni

Eu conheço a Familia “BOVO” todos bons profissionais, aqui em Ribeirão Preto, temos 2 advogados de bom prestigio da familia “bovo”. Eu recomendo, para àqueles que estiver precisando de uma boa orientação.
Evaldo Simioni.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: