A FUNÇÃO SOCIAL DO LADO PROFISSIONAL

1 09 2010

Todos aqueles que têm profissão, por certo, tiram de sua atividade o seu sustento e não raramente, o sustento de suas famílias.

Muitos estudaram, muitos têm suas vocações, muitos conseguiram facilmente, muitos batalharam e deram um duro danando para conseguir a tão perseguida qualificação profissional.

Lembro-me de ver o meu pai atender muitas pessoas que precisavam de ajuda mas não tinham como pagar, não tinham dinheiro… E, desde pequeno, eu percebia que meu pai atendia até com maior atenção aqueles que não tinham condições de pagá-lo do que aqueles que pagavam uma fortuna por 15 minutos.

Eu me perguntava, ainda menino, como ele tinha estudado tanto para ser o que é e atendia as pessoas que que batiam no consultório sem ter como pagar pela consulta.

Vejo que a maioria das pessoas alcaçam o sucesso e esquecem que suas profissões são procuradas e necessárias para toda sociedade …

Essas pessoas de sucesso muitas vezes esquecem que não é só o dinheiro que importa, esquecem o quanto é gratificante exercer suas profissões apenas pelo prazer de exercer.

Explico!

Presume-se que as pessoas de sucesso exercem a profissão que amam, exercem a profissão pela qual se apaixonaram….

Esses profissionais, com o passar dos anos, passam a associar o prazer da profissão ao dinheiro que esta lhes proporciona…

Hoje pela manhã, em mais uma audiência, pude ver uma senhora de aparência extremamente humilde, que estava inqueita no fórum, andando de um lado para outro, como alguém que procura por ajuda, mas estava assutada com todas aquelas gravatas e todas aquelas palavras difíceis comuns aos advogados.

Aquilo me despertou curiosidade e fui até esta senhora e perguntei se eu poderia ajudá-la.

A senhora, sem jeito, me disse que estava procurando ajuda porque trabalhou para uma empresa por 5 meses, sem folgar nem mesmo aos domingos, cumprindo jornada das 06h às 21h, para sustentar seus netos já que a sua filha, mãe das crianças, havia abandonado o lar por ser viciada em crack. Prosseguiu a senhora dizendo que o dono da empresa a demitiu dizendo que jamais pagaria qualquer centavo a ela porque ela não valia nada.

Esta senhor continuou, dizendo que havia procurado o ministério do trabalho e os funcionários do fórum e ninguém lhe prestou socorro.

Não quero aqui entrar no mérito quanto à justificativa da dispensa nem tampouco na relação havida entre a senhora e a empresa.

Eu disse à senhora que os funcionários do fórum tinha, por obrigação, reduzir a termo todas as queixas e distribuir a ação trabalhista para que os direitos dela pudessem ser perseguidos.

Acomapanhei a senhora até a secretaria do fórum e pedi ao funcionário que reduzisse as queixas daquela pobre senhor a termo já que esta seria, repise-se, sua obrigação.

O funcionário, ao tratar com um advogado, tratou de atender à minha solicitação de pronto.

Mas a senhora acabou me pagando pelo serviço, não com dinheiro, mas com uma frase que certamente não sairá da minha cabeça que faço questão de transcrever:

” agradeço muito ao senhor, eu sou muito humilde, eu nunca teria condições de pagar tudo o que o senhor cobra, mas se eu tivesse como eu faria questão de pagar”

Note que eu não fiz nada demais, não descobri a pólvora, não levei mais do que alguns minutos para fazer com que o funcionário cumprisse a obrigação para a qual foi empossado e ainda assim pude ajudar aquela senhora que, com certeza, conseguirá obter sucesso em sua demanda.

Por isso meus caros, nunca se esqueçam que todas as profissões têm a sua função social e é nela é que está o prazer de trabalhar.

Pensem mais na paixão da profissão e menos do dinheiro que possam ganhar!


Ações

Information

Deixe uma resposta

